Apresentação

ENCONTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS


Na UEMS, a área de Ciências Agrárias foi implantada a partir da criação da Unidade de Ensino de Aquidauana, hoje denominada Unidade Universitária de Aquidauana, em 1993, com a criação do curso de Zootecnia. Com a implantação, em 1999, do curso de Agronomia e posteriormente, em 2006, do curso de Engenharia Florestal, a UEMS consolidou seu Pólo Agrário, estrategicamente situado em área de transição entre o Cerrado e o Pantanal, abrangendo uma grande região e assegurando à UEMS lugar de destaque.

O Encontro de Ciências agrárias da Unidade de Aquidauana foi formulado de forma a atender as necessidades dos mais variados grupos, desde alunos de graduação, profissionais e produtores rurais, visando a valorização de pesquisas, a ampliação do conhecimento e a interação profissional das mais diversificadas áreas de estudos.  Há catorze anos o curso de Agronomia vem promovendo sua Semana Agronômica e, desde 2013, o curso de Engenharia Florestal promove o SIMFLOR, Simpósio Florestal Sul-Matogrossense. Em 2017, os cursos se uniram de forma a promoverem, conjuntamente, o Encontro de Ciências Agrárias, promovendo palestras e cursos de capacitação.

O evento visa aproximar profissionais das ciências agrárias e produtores rurais, estudantes de Graduação e Pós-Graduação, professores universitários, estudantes e professores do curso Técnico em Agropecuária entre outras áreas afins. O mesmo proporcionará a capacitação dos futuros Engenheiros Agrônomos e Florestais, colocando-os em contato com diferentes profissionais da área, objetivando debater os caminhos para a sustentabilidade do setor. Para tanto, o tema central desse ano será: “Agricultura no Pantanal: caminhos para o desenvolvimento sustentável”.

O evento será uma realização dos cursos de agronomia e engenharia florestal, com colaboração dos alunos do curso de Pós-Graduação em Agronomia.  Nesse sentido, pleiteamos a colaboração de diversas empresas no auxilio a realização do evento, além de aproveitar as atividades para divulgar suas marcas e demonstrarem a sua preocupação com a formação acadêmica dos jovens, e com o conhecimento que será adquirido pelos demais participantes.