II CONGRESSO NACIONAL DO PROFLETRAS

TEMA: “CINCO ANOS DO PROFLETRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM DEBATE”

APRESENTAÇÃO

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) oferecido em rede Nacional é um Curso que conta com a participação de Instituições brasileiras de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, este Programa tem alcance nacional e objetiva, em médio prazo, a formação de professores do Ensino Fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional.
Nesta perspectiva, as ações propostas pelo Programa visam desenvolver projetos que elevem a Educação Básica rumo a níveis gradativos de qualidade de ensino por meio da qualificação de profissionais envolvidos nas atividades de ensino e pesquisa, nas diferentes esferas educacionais do país, propondo o desenvolvimento de ações que objetivem compreender a diversidade de produções linguísticas, literárias e artísticas voltadas à Educação Básica, com a intenção de preservar e discutir a construção de saberes, nas cinco regiões da nação brasileira.
Dentre essas ações está o congresso nacional, com realização de 02(dois) em 02(anos), que objetiva aprofundar as discussões em termos de metas, ações, avaliação e reestruturação necessárias aos avanços do programa.
Dessa perspectiva, o II Congresso Nacional do PROFLETRAS promovido pelas Coordenações do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede_PROFLETRAS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, unidades de Campo Grande e de Dourados, em 2017, no período de 16 a 18/08/2017, propõe a discussão do tema: “Cinco anos do PROFLETRAS: Desafios e Perspectivas em Debate”.
O evento oportunizará ampla discussão e troca de experiências sobre o ensino de língua portuguesa e literatura, por meio dos(as):
Pesquisas em desenvolvimento da 3ª. Turma (2016);

Pesquisas iniciantes da 4ª turma (2017);

Trabalhos de conclusão dos egressos da 1ª. e 2ª.Turmas;

Projetos de docentes em que os trabalhos dos mestrandos se inserem;

Pôsteres de alunos de graduação – (experiências de Pibid e Pibic sobre o ensino de língua portuguesa na Educação Básica)

Dos trabalhos de pesquisadores externos ao PROFLETRAS