III SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA 2019

NOVAS FORMAS DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO, XENOFOBIA E DISCRIMINAÇÕES CORRELATAS SÃO NECESSÁRIAS. COMO CONSTRUÍ-LAS?

19/11/2019 a 22/11/2019
Dourados/MS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, através do CEPEGRE e a Universidade Federal da Grande Dourados, através do NEAB/UFGD, unem-se de 19 a 22 de novembro de 2019 (mês alusivo a Consciência Negra) para realizarem os  III SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA 2019 E I SEMINÁRIO DIÁLOGOS TRANSNACIONAIS: SABERES DECOLONIAIS, LUTAS ANTIRRACISTAS E ANTIPATRIARCAIS, que abarcará palestras, mini-cursos, Simpósios Temáticas, oficinas, arte e debates. Dentre os seus objetivos, visa promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem a diversidade cultural, étnica, racial, das desigualdades entre mulheres e homens, mas também das masculinidades não hegemônicas e da diversidade sexual e de gênero (para além da matriz hétero(cis)sexual), as desigualdades econômicas e de nacionalidades. Pretende-se construir no ambiente acadêmico e, para além dele, debates sobre os modos como os múltiplos marcadores da diferenciação e das desigualdades social, política, cultural e econômica, operam ou não de modo interseccional, na construção da geopolítica do conhecimento científico e suas epistemologias, na produção das violências, discriminações, exclusões de negros/a negras, mulheres, indígenas, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais- LGBTQ+, imigrantes, populações empobrecidas. Mas, também se objetiva visibilizar os modos como esses e/outros grupos e pessoas oprimidas e subalternizadas constroem saberes e práticas sociais das muitas resistências, lutas e resiliências as essas múltiplas opressões pela via da educação, arte movimentos sociais, nas ONG’s, nos coletivos informais, nos centros de pesquisa, etc. Todos esses objetivos dialogam com o programa pelas Nações Unidas- Década Internacional de Afrodescentes 2015-2024, de modo a promover o respeito, o reconhecimento a igualdade, a justiça social cognitiva que contemple a diversidade étnica-racial, na perspectiva do direito a igualdade e a não discriminação; acesso à justiça; direito ao desenvolvimento socioeconômico e superação da pobreza; bem como a proteção contra a discriminação múltipla e agravada.

O evento será certificado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, aos ouvinte e participantes em 40 (quarenta) horas, condicionada a presença em 75% das atividades do evento.

Equipe de organização

Conteúdo atualizado por Jean Willian de Souza
em 20 de novembro de 2019 às 8:23:00.

Anexos: