Apresentação

NOVIDADES SOBRE O IX COPENE


03/12/2016 - Nota de Esclarecimento - IX COPENE 2017: Carta de aceite para trabalhos submetidos

02/12/2016 -  Edital para atuação de monitores no IX Copene, que acontece em Janeiro

07/10/2016 - Prorrogadas as inscrições de trabalhos e propostas de oficinas/minicursos
12/09/2016 - Abertas inscrições para participar do IX COPENE

12/09/2016 - Publicada lista dos Grupos de Trabalhos (GT) do IX COPENE

12/09/2016 - Normas para submissão de trabalhos e propor Oficinas/minicursos.

22/07/2016 - Edital com a logo vencedora de Concurso

15/07/2016 - Nota de Esclarecimento sobre o adiamento da abertura de inscrições ao IX Copene

29/06/2016 - Concurso de escolha da logo do IX COPENE publica Edital de Encerramento e Reabertura

24/06/2016 - Nota de Esclarecimento e Solicitações sobre IX COPENE

20/06/2016 - Prorrogados os prazos para escolha de logotipo do COPENE 2017

10/06/2016 - CEPEGRE/UEMS abre Concurso Cultural para criação de Logo Oficial do IX COPENE 2017 (confira o Edital AQUI)

06/06/2016 - CEPEGRE/UEMS lança campanha para reciclagem de banners antigos

24/11/2015 - UEMS recebe presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros

20/11/2015 - CEPEGRE/UEMS lança site oficial do IX COPENE 2017

_____________________________________________________________________________

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGRE , juntamente com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN, realizará, de 23 a 28 de janeiro de 2017, na unidade sede, em Dourados, o IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS – IX COPENE.

O COPENE será realizado pela segunda vez em uma cidade do interior, tendo sido a primeira no ano de 2002, na cidade de São Carlos -SP, quando ocorreu o II COPENE. Também será a segunda vez que o mesmo é realizado na região Centro-Oeste. A primeira foi no ano de 2008, na cidade de Goiania, o seja, o V COPENE.

O IX COPENE que, de acordo com o edital, tem como objetivo geral reunir pesquisadores/as negros/as para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas, traz como tema “NOVAS FRONTEIRAS DA INTOLERÂNCIA RACIAL: VELHAS PRÁTICAS DE DISCRIMINAÇÃO E NOVOS ESPAÇOS – UNIVERSO WEB”.

A nona edição do COPENE tem como objetivo geral propiciar debate e reflexão sobre o uso do universo web como espaço de disseminação de velhas práticas de intolerância racial e as políticas públicas de combate. A escolha do tema deu-se em virtude das situações de ataques racistas que afloram mais a cada dia com uso de recursos do universo midiático, baseados na ideologia da superioridade racial e na lógica da impunidade.

O IX COPENE tem, ainda, os seguintes objetivos específicos:

·  Divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema e pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano, realizadas por intelectuais negros(as) e outros pesquisadores;

·  Fortalecer os grupos de pesquisa, os NEABs e estudos sobre os interesses das populações negras no Brasil, África e Diáspora;

·  Envolver docentes e discentes dos cursos de graduação das  instituições de educação superior do estado de Mato Grosso do sul e do Brasil em torno da discussão sobre desafios e perspectivas na educação das relações étnico-raciais; e,

·  Propiciar oportunidade de formação continuada para os professores da Educação Básica de Dourados e municípios da região.

Para a realização deste importante evento, contamos com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UFGD e outras fontes para colaboração em construção com os demais NEABs, principalmente da região Centro-Oeste, bem como de órgãos de governo e Movimentos Sociais.

O tema do evento será abordado em Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalhos (GT’s) e Comunicações de Pesquisas, Sessões de Pôsteres, Minicursos e oficinas. Os eventos culturais também abordarão a temática do negro e da negra.

Estima-se um público-alvo de, no mínimo, 400 pessoas entre docentes, discentes e gestores da Educação Básica, Educação Superior e Pós-Graduação Stritu Sensu, bem como ativistas de movimentos sociais.

Dessa forma, informamos que Dourados - MS, intitulada Cidade Educadora, os receberá com carinho, muito calor humano e Tereré gelado. Participem!

 

Profa Dra Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Maju)

Coordenadora do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Raça, Gênero e Etnia - CEPEGRE/UEMS.

Cidade Universitária de Dourados – Bloco B, Térreo.

Telefone de contato: (67) 3902-2641

e-mail: nonocopene@gmail.com

http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene